Mulato, gago e epilético, em pleno período escravocrata, se tornou admirado e respeitado nos mais nobres salões da corte, contando histórias que ajudaram a moldar a noção que temos do que é ser brasileiro. Ele revolucionou a cultura nacional, uniu o erudito ao popular.
Este livro de arte ilustrado, através da técnica de quadrinhos (desenhos, pinturas, fotos e documento) contará essas e outras histórias a respeito da infância de Machado de Assis, a fim de facilitar e, ao mesmo tempo, instigar os novos leitores a ter um maior entendimento sobre a vida e a obra de Assis.
O livro pretende, ainda, ser um instrumento de identificação entre o leitor e ou autor ao mostrar que mesmo diante das dificuldades que a vida impôs a Machado de Assis e impõe a muitos jovens, ainda hoje, é possível transformar essas fragilidades em potencialidades. A proposta de narrar histórias sobre a infância de machadinho num livro em quadrinho se deve ao fato de esta técnica ter um grande alcance entre crianças e jovens.